A LEITEPÉU AGRO atua há 25 anos no mercado, oferecendo soluções em nutrição animal, tecnologia e assistência técnica para produtores rurais. Nesse período, consolidou-se como referência no setor, fornecendo rações, proteinados, concentrados, núcleos e suplementos minerais adaptados às necessidades de rebanhos de corte e de leite, equinos, aves e suínos. Seu compromisso com inovação, sustentabilidade e valorização do campo a tornou parceira essencial para o desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais.
Como parte dessa missão, a promoção e o apoio a iniciativas que incentivam a difusão do conhecimento e o fortalecimento do setor têm se tornado um pilar importante na história da empresa – como o 5º Fórum Mineiro de Agropecuária, realizado em 20 de fevereiro de 2025, em Pompéu/MG.
O evento reuniu especialistas, produtores e profissionais do agro com o objetivo de debater inovações, desafios e boas práticas na pecuária e agricultura. Com uma programação diversificada e palestras ministradas por profissionais que são referência no setor, o Fórum reafirmou seu papel como espaço estratégico para a troca de experiências, capacitação técnica e geração de negócios, impulsionando a modernização e o crescimento sustentável da agropecuária no estado.
Conhecimento e boas práticas que transformam
A 5ª edição do Fórum Mineiro de Agropecuária reuniu mais de 450 participantes e foi fruto do trabalho de uma equipe apaixonada pelo que faz
Ainda mais importante do que saber é compartilhar. Esse princípio se aplica às experiências, às vivências e ao conhecimento. Com um total de oito palestras, o maior número desde a primeira edição, a 5ª edição do Fórum Mineiro de Agropecuária foi uma oportunidade única para disseminar conhecimento e multiplicar boas práticas.
Reunindo especialistas de diferentes áreas do setor, os temas abordados estimularam debates valiosos, incentivando os participantes a adotarem estratégias que impulsionam a qualidade, a produtividade e o engajamento com a atividade leiteira. A programação contou com os seguintes destaques:
Viabilização técnica e econômica do sistema de Compost Barn para bovinos de corte – Mikael Neumann mostrou a importância do bom dimensionamento das instalações, visando ao conforto e ao bem-estar animal. Além disso, ressaltou a importância da atenção aos detalhes, de modo a tornar o sistema de criação mais adequado e funcional.
Planejamento forrageiro com ênfase na sustentabilidade – Carlos Ohara compartilhou técnicas produtivas – com pontos de atenção na fertilidade do solo, no controle de pragas e doenças, na rotação de áreas de culturas e no uso de tecnologia – para tornar a produção mais sustentável.
Staphylococcus aureus na prática: como controlar esse agente na fazenda – Mariana Brant apresentou detalhes sobre um dos agentes causadores de mastite crônica em diversas propriedades, ressaltando a importância do controle eficaz e do conhecimento sobre as características do S.aureus e seus impactos na produção animal.
Cenário econômico para 2025 e seus desafios – Rita Mundim analisou os riscos que o agronegócio enfrenta diante do cenário nacional e global, ressaltando a importância da gestão estratégica para a sustentabilidade dos negócios. Destacou que “quem inova lidera. E quem lidera fortalece a marca”.
Nutrição para atingir o ciclo da alta fertilidade em rebanhos leiteiros – Carlos Consentini destacou a importância do fornecimento de nutrição adequada e bem manejada para cada fase de vida do animal. Reforçou que o sucesso da eficiência reprodutiva está no primeiro serviço pós-parto, tornando a atenção ao período de transição fundamental.
O papel das bactérias benéficas na conservação da silagem e na redução de perdas – Rafael Amaral trouxe uma nova perspectiva sobre a produção de silagem, destacando a necessidade de atenção à qualidade do solo e do silo. Enfatizou a importância de compreender o processo fermentativo e adotar tecnologias para otimizar a produção.
Período de transição: boas práticas adotadas pelas fazendas mais produtivas – Leandro Greco reafirmou a importância do cuidado com o período de transição, a fase mais crítica da vida do animal. Detalhou também quatro pontos fundamentais para superar os desafios dessa fase, com foco na gestão de pessoas; na higiene e qualidade do ambiente; na adoção de práticas de manejo eficientes; e na manutenção e promoção da saúde dos animais.
A gestão de pessoas no agro do século 21 – Eduardo Valias encerrou o evento destacando o papel fundamental das pessoas no sucesso das operações agropecuárias. Ressaltou que um time bem integrado, motivado e valorizado é o que transforma um grupo de colaboradores em uma equipe de alto desempenho.
Fruto do empenho de uma equipe apaixonada pelo que faz, o Fórum contribuiu para o avanço técnico do setor e reafirmou seu compromisso social ao viabilizar a doação de fraldas geriátricas ao Asilo São Vicente de Paulo, em Pompéu/MG.
A visão da sensibilidade
O Fórum Mineiro de Agropecuária vai além de um encontro técnico para a troca de conhecimento e experiências. Ele reflete a sensibilidade da equipe LEITEPÉU AGRO, evidenciada na organização do evento, na escolha dos temas e dos palestrantes e nas homenagens – um dos momentos mais especiais e aguardados. O Prêmio Luciano Lago simboliza esse reconhecimento. Criado para valorizar aqueles que contribuem significativamente para o agronegócio, a premiação destaca produtores e profissionais cujo trabalho impulsiona a pecuária de leite e corte, aprimora a nutrição animal e fortalece o setor.
Os homenageados desta 5ª edição foram: Sr. Joaquim Antônio Cordeiro, produtor rural, um dos fundadores da LEITEPÉU AGRO e peça-chave no crescimento do agro em Pompéu; Agropéu, representada por seu presidente, Geraldo Otacílio, destilaria de álcool que promove a bioenergia de forma sustentável, gerando valor para a comunidade e seus parceiros; professor Breno Mourão, reconhecido por seu papel na formação profissional de parte da equipe da LEITEPÉU AGRO; e os palestrantes Mikael Neumann, homenageado por sua contribuição para a melhoria das instalações bovinas, e Rafael Amaral, premiado por sua atuação na qualidade das silagens.
A 5ª edição do Fórum Mineiro de Agropecuária cumpriu sua missão. O conhecimento compartilhado e as boas práticas apresentadas deixaram uma marca transformadora na visão de todos os que tiveram o privilégio de participar.